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Publicado em 10/11/2015

6 dicas para usar o e-mail marketing na estratégia de marketing de conteúdo

6 dicas para usar o e-mail marketing na estratégia de marketing de conteúdo

Fazer uma campanha de e-mail marketing utilizando-se do marketing de conteúdo como estratégia requer um planejamento focado em apresentar soluções necessárias para o seu público-alvo, pois o público que será atingindo espera por conteúdos e informações relevantes.

O elemento chave para atrair visitantes é o conteúdo em si, portanto, é importante fazer com que você atraia o seu público-alvo para o site, estimule downloads de materiais para captação de leads, mostre novidades e dicas, construa um relacionamento com prospectos até convertê-los em clientes.

Veja algumas dicas para ajudá-lo com essa estratégia:

Dica 1: organize uma lista de contatos
A lista de contatos ou mailing é um item fundamental para ações de marketing, pois, além de conter o endereço de e-mails das pessoas que receberão suas campanhas, aos poucos você também consegue armazenar outros dados pessoais que melhoram a performance do e-mail marketing.

Enviar campanhas de e-mail marketing para o público que optou por se cadastrar no seu site ou blog é uma estratégia de grande potencial, pois são usuários que escolheram e desejam ler sobre os assuntos fornecidos. Por isso, o sucesso de uma campanha de e-mail marketing para esses usuários será maior, podendo atingir grandes resultados.

Portanto, organize muito bem a sua lista, pois é possível obter um feedback rico em informações que possam ser úteis como estratégia para futuras campanhas de e-mail marketing.

Dica 2: demonstre proximidade com o contato
E-mails automáticos enviados por softwares demonstram impessoalidade e afastam os usuários, pois eles tornam o contato muito mecânico. Seja pessoal com os usuários para ter sucesso em uma campanha de e-mail marketing.

Utilize a segmentação da lista e prepare uma campanha personalizada para esses e-mails, faça com que o usuário receba um e-mail diferenciado, mostre um conteúdo em uma linguagem mais simples, com um tom de “conversa entre amigos”, chamando-o pelo nome.

Conheça cada tipo de usuário testando os e-mails – por exemplo, o contato gostou do título e abriu o e-mail, receberá e-mail 1; caso ele não tenha se interessado pelo assunto e não abriu o e-mail, receberá um novo e-mail, porém o e-mail 2 irá trazer uma abordagem diferente do e-mail 1, com um título diferenciado, conteúdo diferente, e assim por diante. Essa estratégia poderá melhorar cada vez mais a sua proximidade com os usuários e transformar o contato que a princípio não abria os e-mails, e futuramente pode se tornar um usuário mais ativo.

Dica 3: pense em um assunto, o assunto!
Muitas pessoas excluem os e-mails antes de abrir, ao verem que o assunto não os interessam. Portanto, é nesse ponto que entra a questão da criatividade  e que você tem chances de conquistar o seu público-alvo.

Sabendo as necessidades de cada público no segmento de atuação, é possível desenvolver conteúdos diretos que apresentem soluções para cada tipo de prospectos ou clientes, tornando a taxa de abertura maior.

Pense e crie um título atraente para que o usuário abra o seu e-mail – essa é uma das estratégias que farão você se destacar dos demais concorrentes.

Dica 4: elabore uma “chamada” relevante para o seu conteúdo
A verdadeira intenção do e-mail marketing é convencer o usuário a comprar o seu produto e visitar as suas páginas para geração de resultados. Portanto, fazer com que o resumo de seu conteúdo seja atrativo pode ser um desafio, mas, se for bem elaborado, fará com que os usuários queiram ler cada vez mais os assuntos fornecidos.

Pensando nisso, é preciso elaborar conteúdos que despertem a curiosidade nos prospectos e clientes, fazendo com que eles queiram continuar a leitura e sintam o “sabor de quero mais”.

Estimule o acesso ao site, dê dicas, faça com que os usuários visitem suas páginas e compartilhem conteúdos com outras pessoas, estimulando também download de materiais.

Dica 5: conteúdo na íntegra
Partindo do e-mail marketing, solicite uma visita em seu site ou blog para o usuário ler seu conteúdo na íntegra – essa é uma ótima estratégia de visitação.

Seja criativo ao solicitar que o contato visite a página de destino, faça algo atrativo. No texto do site, coloque uma chamada de compartilhamento de conteúdo, comentários etc.

Dica 6: cuidado, não exagere no envio de e-mails
É preciso tomar cuidado com a quantidade e a frequência de envio de e-mails. Afinal, receber milhares deles diversas vezes durante o dia é chato. A maioria dos usuários tem problemas com as empresas que enchem a caixa de entrada com e-mails, às vezes irrelevantes, e acabam perdendo a credibilidade. Isso acontece porque não há uma segmentação e relacionamento com prospectos e clientes, tornando esses e-mails irritantes.

Portanto, é importante segmentar e ajustar a frequência ideal para cada tipo de público; sendo assim, o contato irá entender que o seu e-mail pode ser interessante em meio a tantos outros e avaliar antes de excluir.

Enfim, quem deseja ler quer ler conteúdos interessantes e relevantes, portanto não se esqueçam de que as estratégias de e-mail marketing não funcionam sozinhas, é preciso juntar todas as ideias para que um e-mail marketing seja realmente estimulante, e não apenas uma newsletter.

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