Blog
Estudo revela preferências dos usuários brasileiros que usam serviços via aplicativos

Um estudo inédito produzido pela Associação Brasileira de O2O (ABO2O) em parceria com a empresa espanhola Netquest, traçou o perfil e os hábitos dos brasileiros que utilizam aplicativos de smartphone para solicitar serviços do tipo O2O (online to offline), como táxis, delivery de comida ou reserva de mesas em restaurantes. A análise revela que há pouca fidelidade do consumidor a marcas de apps móveis e forte procura por ofertas e serviços mais eficientes.
O estudo realizou o monitoramento de 2.500 usuários voluntários que permitiram um aplicativo de análise observasse seu hábito de uso de aplicativos de celular por um mês. Os resultados apontaram que 86% eram usuários de smartphone Android e outros 14% de iOS. A análise demonstrou durante 60% do tempo, os usuários fazem suas operações utilizando as redes mobile (3G ou 4G) para navegar. No restante do tempo (40%), eles estão conectados em redes Wi-Fi.
Entre as pessoas que utilizam serviços de O2O, as mulheres são maioria (61%, contra 39% de homens) e são majoritariamente jovens. Cerca de 70% dos usuários de O2O têm menos de 34 anos, o que revela que os “early adopters” de O2O no Brasil são, previsivelmente, jovens, mas há uma boa fatia do mercado para pessoas acima desta idade de renda média e alta que pode aderir aos serviços prestados pelas empresas do setor.
O estudo revela que a maior parte dos entrevistados começou a utilizar serviços de O2O há menos tempo em comparação de mercados mais avançados, como Estados Unidos e China e ainda não há marcas consolidadas. O estudo analisou 12 categorias diferentes de serviços.
Entre os setores onde foi possível identificar uma liderança, está a área de delivery de alimentos, com a plataforma iFood abrindo vantagem significativa sobre os competidores. Na análise, 37% das pessoas que pedem comida por app preferem o iFood. Já no setor de transportes, a 99 Taxis aparece na liderança, mas os usuários entrevistados afirmaram que, em geral, prezam pelo serviço mais eficiente, ou seja, cujo carro demore menos a chegar, e eventualmente podem optar por Uber, Easy Taxi e outros. Quando se trata de transação de produtos, e não serviços, a marca perde ainda mais importância e os entrevistados, majoritariamente, fecham com o player que oferece o menor preço.
De acordo com análise da ABO2O, este mercado se encontra em franca expansão no Brasil, com empresas que apresenta crescimento médio de 30%. Em estudo anterior, feito em 2015, estima-se no País, o setor tem potencial para movimentar R$ 1 trilhão de reais por ano quando atingir seu grau máximo de maturidade.
Leia mais em: http://startupi.com.br/2016/08/estudo-revela-preferencias-dos-usuarios-brasileiros-que-usam-servicos-via-aplicativos/#sthash.sGWE695W.dpuf
Aniversariante de Agosto

Agosto é o mês da Rafaela completar mais um ano de vida, toda equipe deseja muita saúde, sucesso e felicidades. Grande abraço.
Reunião NTI

Aconteceu na última segunda feira a reunião com o presidente e vice do Núcleo de Profissionais e Gestores de TI da região, com o objetivo de renovação de contrato.